Mais um dia de coleta de resíduos de eletro eletrônicos foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais nesta sexta-feira, 22 de setembro, no pátio do Paço Municipal. A ação é uma parceria com o Instituto Barigui — responsável pelo descarte correto de tais resíduos — e a renda arrecadada será investida no custeio de cursos que serão oferecidos à comunidade.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin, o objetivo de realizar a coleta de eletrônicos no Paço Municipal é dar a comunidade mais uma opção para o descarte correto. “Esses resíduos são retirados do meio ambiente. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que fazer com determinado eletrônico inutilizado e isso pode gerar danos ambientais, esses resíduos, se não tiverem correta destinação, provavelmente serão descartados em leitos de rio, em pontos de desova”, explica.
Periodicamente, a Prefeitura de São José dos Pinhais está realizando a coleta desses resíduos. Em junho foi realizada a primeira e foram coletados 750 quilos. “A ação tem sido bem aceita pela comunidade e nós temos observado um ótimo resultado. São quilos e quilos de lixo retirados do meio ambiente”, conta Ghidin. Ainda neste ano, mais especificamente no mês de dezembro, mais um dia de coleta de resíduos eletrônicos será realizado, com data a ser definida.
No Município, há quatro associações de catadores de recicláveis e de eletrônicos que também recebem tais objetos e fazem a correta destinação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da SEMMA (41) 3283-6365.
Confira os resíduos eletrônicos coletados pela Prefeitura — aparelho celular e carregadores, bateria de carro ou moto, cabos e fios em geral, catalizador veicular, CPU, disjuntor, DVD, TV, vídeo cassete, controle remoto, fonte de celular e torre CPU, impressora, monitores CRT e tela, motor eletrônico, mouse, teclado, notebook, placa eletrônica, HD, processador eletrônico, telefone com fiou ou sem fio.
Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais.





0 comentários:
Postar um comentário