segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mais de 300 pessoas participam do Dia D de inclusão à pessoa com deficiência em SJP


(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)
Mais de 300 pessoas participaram do Dia D, uma ação de inclusão social e profissional realizada nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais e destinada à pessoas portadoras de deficiência (PCD) e também reabilitados pelo INSS. Ao todo, 15 empresas participaram da seleção, que aconteceu durante todo o dia na sede da SETRAB. O Dia D é uma determinação do Ministério do Trabalho e tem como principal objetivo reunir, em um mesmo espaço, empresas e candidatos.
O Artigo 93 da Lei nº 8.213/91 garante que empresas que tenham em seu quadro mais de 100 funcionários devem preencher de dois a cinco por cento das vagas com beneficiários reabilitados (INSS) ou pessoas com deficiência (PCD), em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados. “Quando as empresas diminuem o número de funcionários, consequentemente o número da cota de pessoas com deficiência também caí. O deficiente auditivo é o que mais sofre, já quem muitas vagas são para telefonia e recepção, por isso essa ação é fundamental, é a oportunidade de inserir no mercado de trabalho essa população, seja qual for a deficiência”, explica Amauri Ferreira de Paula, responsável pelo atendimento especializado da SETRAB.
Alessandra Zambão, analista de recrutamento da empresa SASCAR, afirma que a parceria com a SETRAB é de extrema importância. “O SINE é referência no atendimento; e para nós, da SASCAR, é importante, porque já fizemos algumas seleções para vagas especiais, além de tornar a empresa mais conhecida. A SASCAR tem um projeto de inclusão, de conversa e aconselhamento”, conta ela.
Deficiente auditiva congênita, Karoline Argentino (24) foi uma das pessoas que passou pelo mutirão. “Eu apoio essa ação. Percebo que ainda há preconceitos em relação a pessoas com deficiência dentro de algumas empresas e acredito que tal ação ajude a diminuir isso”, conta. Opinião compartilhada por Beatriz Franciele Ferreira dos Santos (21) que, há quatro meses, descobriu ser portadora do esclerose múltipla. “Muitas empresas, devido as limitações, acabam não contratando. Mas a ação [Dia D] é importante e, com certeza, ajuda a nos incluir no mercado de trabalho”, afirma.
Tatiane Silva é analista do departamento de Recursos Humanos da Kuhn, uma empresa francesa que trabalha com implementos agrícolas e, no Município, produz pulverizadores, acredita que o Dia D vai de encontro aos valores da empresa.”Nós estamos selecionando pessoas que tenham cidadania como um princípio, e, através dessa ação, é possível nós conhecermos os candidatos. Muitas empresas não tem conhecimento e, por isso, acabam não abrindo oportunidades para esse público. O Dia D é uma oportunidade de enxergar com outros olhos”, afirma.
Aos 18 anos, Roberto Mendes da Silva sofreu um acidente de carro e, desde então, tornou-se deficiente físico. Mas isso não impede que ele, hoje aos 46 anos, fosse procurar emprego, seja de frentista, de motorista ou na área de produção. “Essa ação é bacana e espero que dê certo. Eu já sofri descriminação na última empresa que trabalhei por conta da minha deficiência. Pode ser que essa ação da Prefeitura ajude, de alguma forma, a diminuir o preconceito”, acredita.
Atendimento especializado — Na SETRAB, através do Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência (PPD),  há um atendimento especializado, visando suprir a necessidade no processo de contratação: um funcionário capacitado na linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). “Todos os dias nós abrimos novas vagas destinadas à pessoas com deficiência. Até o mês de agosto, 178 pessoas portadoras de necessidades especiais foram incluídas no mercado de trabalho através da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, que é a segunda maior do estado”, explica Vilson Marques, gerente da agência.
Vilson também é portador de necessidades especiais e há 16 anos atua na SETRAB. “Comecei aqui como atendente”, conta. Ele acredita também que o preconceito, muitas vezes, está na própria pessoa, que pode não se achar capaz de ocupar determinadas vagas. “É necessário conhecimento. A pessoa qualificada dificilmente vai ser excluída de alguma seleção por ser deficiente”, conta ele, que também destaca que a ação do Dia D é de extrema importância.
SERVIÇO — você pode obter informações sobre vagas e ações da SETRAB direto na sede da Agência do Trabalhado, localizada na Avenida Rui Barbosa, 9244 – Centro. Mais informações através do telefone (41) 3283-6800.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2025 Jornal Online SJPNews - Blog Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger